Projeto Nascentes Criativas promove ações culturais gratuitas no interior de Minas 

As atividades acontecem em cidades da região, ao longo de maio e junho.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento artístico e as expressões culturais do município de Itamonte e região, no interior de Minas Gerais, o projeto Nascentes Criativas anuncia uma série de ações gratuitas e abertas ao público a partir do mês de maio.

Tendo a cultura como ferramenta, a proposta integra diversas linguagens como a música, o cinema, a literatura, as artes cênicas, o artesanato, e as novas mídias, ofertando ao público ações de resgate das tradições culturais, conscientização ambiental e a ampliação do acesso à aprendizagem por meio de cursos, oficinas, e laboratórios criativos de pesquisa e desenvolvimento.

O projeto inicia com as ações dos programas: “Brincar”, que promove oficinas artísticas, atividades lúdicas e a educação patrimonial para crianças e jovens da roça, visando valorizar a sustentabilidade e as tradições locais e estimular a socialização e a cooperação entre elas; ‘Mulheres Rurais da Montanha’, que visa valorizar, proteger, difundir e salvaguardar os “saberes e fazeres da lã de ovelha”, conhecimento tradicional e de referência cultural do patrimônio imaterial em Itamonte (MG), impulsionando ainda a geração de trabalho e renda e promovendo a autonomia econômica dessas mulheres; e do “Cinema na Montanha”, que busca levar ao interior, gratuitamente e aberta a todos os públicos, apresentações de filmes brasileiros.

O“Brincar” terá  três encontros semanais com oficinas de: teatro, musicalização, artes visuais, literatura e brincadeiras diversas, voltada para crianças das escolas da zona rural do Campo Redondo, compreendendo a criança como importante ator social no desenvolvimento do território. 

Já a ação “Mulheres Rurais na Montanha” irá oferecer oficinas em tecelagem com lã de ovelhas, abordando a história do artesanato em lã e o trabalho diretamente com a matéria-prima desde o seu preparo, passando por processos da classificação, lavagem, secagem, cardagem, tingimento com pigmentos naturais e sustentáveis, à confecção de peças artesanais diversas,  além de informações sobre a comercialização dos produtos, para que o aprendizado se transforme em alternativa de geração de renda para a família. Como forma de estímulo e incentivo serão concedidas bolsas de pesquisa e criação para que as mulheres da comunidade do bairro rural do Campo Redondo e adjacentes da cidade de Itamonte, possam realizar o percurso formativo. As atividades são gratuitas e abertas ao público e qualquer pessoa interessada em se juntar à cooperativa, pode se apresentar. 

Por fim, o Cinema na Montanha tem sua  programação em junho, com 3 exibições no centro de Itamonte, Campo Redondo e Passa Quatro, nos dias 14, 15 e 16 de junho, respectivamente, a partir das 18h. A proposta do Cineclube é, justamente, suprir essa lacuna, promovendo fitas de curta, média e longa metragens nacionais, de diversos gêneros, com temas significativos para a comunidade, e, a partir das emoções e situações despertadas pela magia do cinema, acolhê-las em um debate lúdico e cuidadoso, até mesmo educativo, sobre meio ambiente e seus impactos no presente e no futuro, apostando na preservação, eficiência energética, reciclagem, saneamento, entre outros; sobre relações sociais, como, por exemplo, as mudanças no mundo do trabalho e no binômio patrão e empregado; também relações pessoais e familiares, desvelando situações de violência doméstica naturalizadas; assim como preconceitos e desconhecimentos sobre as diversas formas de existência e expressão de identidade como nos movimentos lgbtqia+, antirracista e feminista. A seleção de filmes e suas temáticas terá como base o interesse e o bem-estar das comunidades.

De acordo com Patrícia Rodrigues, Produtora Executiva do projeto, o Nascentes Criativas surgiu nas montanhas das Terras Altas da Mantiqueira, impulsionado pelo anseio de profissionais criativos deste fértil território em transformar a realidade em que vivem, a fim de contribuir para a construção de um mundo melhor para esta e as futuras gerações. “Nosso objetivo é incentivar a formação artística e cultural local, além de contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais”, ressalta ela.

O Projeto Nascentes Criativas é uma realização do Centro Comunitário Rural do Campo Redondo e Ministério da Cultura, com patrocínio da Valgroup por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio das Prefeituras de Itamonte, de Passa Quatro e do Ponto de Cultura VAV. 

Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas no site www.camporedondo.org

 

Envie seu comentário